INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS: ESTUDO COM RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS DE 2 A 14 ANOS DE IDADE FREQUENTADORES DE UM SHOPPING CENTER NA CIDADE DE PARAUAPEBAS/PA
Resumo
Na contemporaneidade, a população brasileira vem agregando novos hábitos em
virtude da adaptação e necessidade de transformações no cotidiano de vida, tendo
em vista os tempos modernos de rotina trabalhista. A mídia com seu domínio na
atenção das pessoas, singularmente o público infantil, tem por intermédio de
propagandas (nos canais da televisão e aparelhos celulares) alcançado suas
propostas autorais. O objetivo desta monografia é averiguar a influência que a mídia
desempenha no comportamento alimentar de crianças frequentadoras com seus
responsáveis de um shopping center na cidade de Parauapebas/PA. A metodologia
adotada foi um estudo quantitativo-descritivo, de campo e delineamento transversal.
Com base na análise dos dados sócios demográficos 138 (65,68%) das crianças eram
do sexo feminino e 63 (31,34%) eram do sexo masculino. 120 (59,7%) crianças de 02
a 06 anos de idade e 81 (40,3%) crianças de 07 a 14 anos de idade ao estado
nutricional das crianças, 92 apresentaram inadequação do estado nutricional e 109
apresentavam-se adequação a explanação da seletividade associada a influência da
mídia nos hábitos alimentares infantis, no breve bate-papo com os responsáveis foi
possível verificar o principal objetivo deste estudo, a predominância e prevalência
significativa na afirmação que a mídia impacta na rotina alimentar das crianças em
63,69% (n=128) e 36,31% (n=73). Conclui-se que estratégias devem ser adotadas
para contribuir com a redução de comportamentos nocivos à saúde, de forma a
garantir o direito humano à alimentação adequada.