A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVACOMPORTAMENTAL, DE PIAGET E DE VYGOTSKY
Este estudo abordou a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, com base nas contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e das teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky.
Palavras-chave:
Brincar; Desenvolvimento Infantil; Terapia Cognitivo Comportamental; Piaget; Vygotsky.Resumo
Este estudo abordou a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo e social
das crianças, com base nas contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental
(TCC) e das teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky. Esse trabalho teve por objetivo
principal analisar a importância da atividade lúdica e como favorecem o
desenvolvimento da criança, promovendo habilidades cognitivas, emocionais e
sociais. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica de estudos
publicados entre 2015 e 2024 a partir de análise de material publicado em artigos
científicos, utilizando autores clássicos e contemporâneos, destacando a relevância
do brincar como instrumento terapêutico e pedagógico. Os resultados evidenciam que
o brincar favorece significativamente o desenvolvimento das funções cognitivas
superiores, como memória, atenção, linguagem, e a TCC enfatiza a importância do
ambiente e das interações sociais na formação de pensamentos e comportamentos
adaptativos, enquanto Piaget e Vygotsky oferecem bases teóricas fundamentais
sobre o papel do jogo no processo de aprendizagem e desenvolvimento. O estudo
também destaca o papel fundamental sendo indispensável do ambiente familiar,
escolar e clinico na promoção de práticas lúdicas, sabendo que o brincar estimula a
criatividade, a resolução de problemas, a socialização e a autonomia. Conclui-se que
o lúdico é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento saudável da criança,
devendo ser incentivado e valorizado por profissionais da educação, psicologia e
demais áreas que atuam com a área infantil.
